Saiba mais sobre nossos materiais: Quais materiais são usados na produção de mangueiras e quais são as vantagens de cada um deles? Aqui você pode ter uma visão geral.
Processamos plásticos, tecidos e filmes tecnicamente exigentes em mangueiras industriais de alta qualidade e soluções de conexão inovadoras.
Contamos com muitos anos de experiência na área de materiais poliméricos, bem como de tecidos e filmes e seu processamento. Com o processamento de materiais modernos, criamos soluções que só podem ser realizadas de forma inadequada, com grandes custos ou não podem ser realizadas com materiais convencionais. Temos a experiência necessária em materiais para processar esses materiais exigentes em mangueiras e conexões que estabelecem padrões internacionais.
Os plásticos são materiais versáteis. Uma característica marcante dos plásticos é que suas propriedades técnicas, como moldabilidade, dureza, elasticidade, resistência à ruptura, resistência à temperatura, resistência ao calor e resistência química, podem variar dentro de limites amplos pela escolha do material de partida, do processo de fabricação e da mistura de aditivos.
Uma grande parte das mangueiras usadas para extrair e transportar sólidos abrasivos é feita de poliuretano (PUR), material de alto desempenho. O poliuretano (PUR) é um plástico moderno e versátil que oferece uma combinação interessante das propriedades de elasticidade, resiliência e resistência ao envelhecimento em uma ampla faixa de temperatura. Além disso, as propriedades do PUR podem ser alteradas com a adição de aditivos e adaptadas a condições operacionais específicas. O PUR é mais flexível, mais resiliente e mais resistente à abrasão de materiais abrasivos ou agressivos e de muitos produtos químicos. Isso aumenta a vida útil dos produtos feitos de PUR. Ao contrário do PVC, o poliuretano não contém plastificantes. A grande maioria das mangueiras de PU é transparente, de modo que o fluxo de material é visível e pode ser verificado.
O polietileno é um termoplástico e pertence ao grupo das poliolefinas. O polietileno é muito durável devido à sua alta resistência a ácidos, álcalis e produtos químicos e tem uma resistência química muito maior do que o PU. O material tem propriedades mais duras do que o poliuretano. As mangueiras feitas de polietileno são particularmente adequadas para aplicações exigentes, por exemplo, para o transporte de meios gasosos e líquidos agressivos ou para o transporte de partículas de granulação fina, como poeiras e pós no setor químico. O material PE é particularmente resistente a acetona, benzeno, tolueno e xileno.
O PVC é um dos plásticos amorfos. No entanto, esse material é caracterizado pela excelente resistência à mídia. As mangueiras feitas com esse material são adequadas para quase todos os ambientes e para quase todas as aplicações, a menos que sejam usados solventes (aromáticos, ésteres, cetonas, CHCs). O PVC é um material barato e versátil. Entretanto, a resistência à temperatura e a resistência à abrasão do PVC são significativamente piores do que as do poliuretano. Além disso, o material pode se tornar quebradiço com o tempo devido à migração de plastificantes, o que pode levar à falha prematura da mangueira.
As mangueiras de TPV fabricadas pela Masterflex são produzidas com borracha termoplástica. Os TPVs pertencem ao grupo dos elastômeros termoplásticos, que combinam de forma excelente as propriedades de desempenho da borracha vulcanizável, como resistência ao calor e baixa compressão, com a facilidade de processamento dos termoplásticos.
Um material frequentemente usado para mangueiras plásticas totalmente extrudadas é a poliamida. Devido ao grande número de variantes comuns de PA, a designação desses materiais é muito complexa. Todos os processos usuais para termoplásticos são possíveis durante o processamento. As diversas variantes de PA diferem apenas ligeiramente em suas propriedades. O PA é caracterizado basicamente por seu excelente comportamento de deslizamento e desgaste, propriedades de funcionamento a seco, insensibilidade à sujeira e resistência a produtos químicos. As áreas clássicas de aplicação de nossas mangueiras de PA são engenharia mecânica, robótica e automação, tecnologia de pintura, automotiva e muitas outras.
Os aditivos são substâncias adicionadas a um plástico para obter determinadas propriedades. Os aditivos podem ser, por exemplo, lubrificantes, agentes antibloqueio, agentes antiestáticos, retardadores de chama, corantes, plastificantes e muitos outros. As aplicações específicas dos aditivos individuais geralmente podem ser encontradas nas categorias de nomes dos aditivos.
Agentes antiestáticos destinam-se, por exemplo, a reduzir a carga eletrostática de um material. Os retardadores de chama têm o objetivo de evitar que o plástico queime. Os retardadores de chama podem ser adicionados ao plástico por meio de compostos ou ligados diretamente ao substrato como polímeros reativos. Os corantes são pigmentos insolúveis ou agentes de coloração que são solúveis apenas no plástico. Eles mudam a cor do plástico.
Somos especializados no processamento de tecidos de alto desempenho. Nossas mangueiras de grampo, por exemplo, são feitas de diferentes tipos de tecido. Os tipos individuais de tecido diferem uns dos outros em termos de suas propriedades. Por exemplo, existem tecidos particularmente resistentes a produtos químicos, como PTFE, Viton, Kapton ou Hypalon. Da mesma forma, são processados tipos de tecido particularmente resistentes ao calor, que permitem o uso na faixa de alta temperatura. Os materiais usados são presos em um processo de grampo por uma espiral de aço externa para formar mangueiras resistentes à tensão. Esse processo não envolve soldagem, colagem ou costura. Dependendo da tensão externa ou interna, as mangueiras também podem ser fabricadas em várias camadas.
Temos a mangueira certa para cada aplicação. Saiba mais sobre nossa linha de mangueiras padrão.
Para as mangueiras padrão
Além dos processos padrão, como a extrusão, usamos processos de fabricação inovadores em máquinas e sistemas desenvolvidos especialmente para essa finalidade.
Saiba mais
###EMAIL4LINK_TEXT###
###EMAIL4LINK_HREF###