O PVC é um material barato e versátil que pode ser processado em mangueiras e conexões de alta qualidade.
O cloreto de polivinila (abreviação de PVC) é um polímero termoplástico produzido por polimerização em cadeia a partir do monômero cloreto de vinila. O PVC é o terceiro polímero mais importante para plásticos, depois do polietileno e do polipropileno.
O PVC é comercializado como PVC maleável e rígido. O PVC maleável contém até 40% de plastificante e, portanto, é elástico, flexível e moldável. Os ésteres de ácido ftálico são os principais plastificantes utilizados. Parafinas cloradas, ésteres de ácido adípico e ésteres de ácido fosfórico são menos importantes.
O PVC tem sido produzido industrialmente desde meados da década de 1930. Inicialmente, porém, apenas na variante dura. As primeiras aplicações foram tubos plásticos - para água e esgoto, por exemplo. Para que o material pudesse ser transformado em canos, primeiro era necessário aquecê-lo a temperaturas de 160 graus Celsius.
O PVC é um dos plásticos amorfos. No entanto, esse material é caracterizado pela excelente resistência ao meio. As mangueiras feitas de PVC macio são adequadas para quase todos os ambientes e para quase todas as aplicações, com exceção das aplicações em que são usados solventes (aromáticos, ésteres, cetonas, CHCs).
O PVC é um material barato e versátil. Entretanto, a resistência à temperatura e a resistência à abrasão do PVC são significativamente piores do que as do poliuretano. Além disso, o material pode se tornar quebradiço com o tempo devido à migração de plastificantes, o que pode levar à falha prematura da mangueira.
O PVC é um dos plásticos amorfos. No entanto, esse material é caracterizado pela excelente resistência à mídia. Por esse motivo, as mangueiras de PVC são frequentemente usadas em aplicações com meios ou ambientes problemáticos. Apenas alguns solventes (aromáticos, ésteres, cetonas, CHCs) o atacam.
O PVC é um material barato e versátil, mas tem as seguintes desvantagens: a resistência à temperatura e a resistência à abrasão do PVC são significativamente piores do que as do PU. Além disso, a migração de plastificantes em mangueiras flexíveis causa a fragilização lenta do material, o que pode levar à falha prematura.
Observação: em caso de incêndio, vapores tóxicos de ácido clorídrico e dioxinas podem se formar no PVC, o que, por um lado, causa riscos consideráveis à saúde e até mesmo fatalidades e, por outro lado, pode destruir equipamentos eletrônicos devido ao seu efeito corrosivo.
O PUR é o material ideal para mangueiras industriais que precisam transportar meios altamente abrasivos ou problemáticos.
Mais informações sobre o PUR como material
O TPV oferece as propriedades de uma borracha vulcanizada com a capacidade de processamento de um termoplástico.
Mais informações sobre o material TPV
###EMAIL4LINK_TEXT###
###EMAIL4LINK_HREF###