Ao operar conjuntos de mangueiras em áreas de risco, os riscos de ignição podem colocar em risco a segurança. Esses riscos geralmente se baseiam em cargas eletrostáticas. Essa carga ou separação de carga pode ocorrer durante o transporte de sólidos ou líquidos por mangueiras carregáveis. O atrito do material transportado na parede e das partículas transportadas entre si pode fazer com que tanto o material transportado quanto a superfície da mangueira fiquem perigosamente carregados. Uma vez liberada, a energia de ignição dessa carga eletrostática pode inflamar misturas explosivas de poeira e ar.
É aí que nós entramos! Nossas mangueiras condutivas e permanentemente antiestáticas atendem aos requisitos especiais que surgem em zonas Ex ou no transporte de materiais a granel inflamáveis. O tipo de construção, bem como os materiais utilizados, garantem que as mangueiras mencionadas aqui não se tornem perigosamente carregadas durante a operação.
A linha de soluções de conexão especialmente projetada para operação em atmosferas potencialmente explosivas inclui mangueiras extrudadas e mangueiras com clipe. Além disso, há mangueiras individuais de alumínio. Trabalhe com segurança e conheça agora nossas soluções de mangueiras permanentemente antiestáticas.
MateriaisConstrução e fabricação
Nossas mangueiras permanentemente antiestáticas e dissipativas oferecem uma ampla gama de aplicações e são usadas em muitos setores diferentes.
Campos de aplicaçãoContato
O poliuretano é um plástico versátil com propriedades especiais que o tornam o material ideal para nossas mangueiras antiestáticas. O poliuretano termoplástico (TPU), por outro lado, combina de forma ideal requisitos importantes, como elasticidade, resistência e resistência ao envelhecimento.
Todas as mangueiras que fabricamos com PU têm propriedades comuns relacionadas ao material: propriedades antiestáticas permanentes e propriedades dissipativas devido a uma resistência à abrasão particularmente alta.
O material PTFE é caracterizado por sua excelente e ampla resistência química e pelo fato de ser inofensivo à saúde.
Algumas de nossas mangueiras de grampo multicamadas são equipadas com uma camada interna feita de um filme de PTFE eletricamente condutor.
Como esse material de parede é antiadesivo ou não pegajoso, essas mangueiras oferecem condições ideais para o transporte de diferentes meios.
O polietileno é muito durável devido à sua alta resistência a ácidos, álcalis e produtos químicos e, acima de tudo, tem uma resistência química significativamente maior do que o PU.
Nossas mangueiras feitas de PE são particularmente adequadas para aplicações exigentes, por exemplo, para o transporte de meios gasosos e líquidos agressivos ou para o transporte de partículas de granulação fina, como poeiras e pós. Nesses casos, nossas mangueiras antiestáticas impedem o carregamento elétrico devido ao seu design.
A extrusão é um processo de fabricação flexível para mangueiras leves a (muito) pesadas, no qual os plásticos ou outros materiais viscosos que precisam ser endurecidos são pressionados por meio de uma matriz em um processo contínuo.
Devido à sua parede interna lisa, as mangueiras extrudadas e antiestáticas oferecem condições ideais de fluxo com perdas mínimas de fluxo. Assim que os sólidos são transportados em uma mangueira, geralmente são partículas de formato irregular ou partículas com formatos específicos, como fibras, granulados ou sais. Quando essas partículas colidem com outras partículas ou com a própria parede da mangueira, não apenas a parte interna da mangueira é particularmente estressada, mas também o próprio material transportado. Para evitar efeitos negativos sobre os produtos transportados, vale a pena ter um perfil de mangueira ideal. Essa é a única maneira de garantir menos abrasão e, portanto, menos perda de material durante o transporte.
A maioria dos produtos desse grupo atende aos requisitos da norma TRGS 727 ou da norma ATEX. A norma técnica para substâncias perigosas TRGS 727 reflete o status de segurança atual para evitar riscos de ignição devido a cargas eletrostáticas e a avaliação de um risco de ignição de materiais a granel.
Ela considera em detalhes as cargas eletrostáticas ao manusear líquidos (§ 4 e seguintes), gases (§ 5 e seguintes) e sólidos a granel (§ 6 e seguintes). Além disso, o TRGS também fornece informações sobre quais mangueiras de transporte podem ser usadas no manuseio de cada meio. O TRGS 727 faz distinção entre aspiração (transporte a vácuo) e transporte pneumático (transporte sob pressão) de materiais a granel.
Deve-se tomar cuidado para evitar cargas eletrostáticas desde o início. Para uso em áreas potencialmente explosivas, você deve usar nossos tipos de mangueiras condutivas. No entanto, essas mangueiras de aspiração e de transporte devem ser aterradas por meio da espiral de suporte contendo metal. Leia nossas instruções de operação.
Em instalações de produção de meios em pó, como o amido, as descargas eletrostáticas não intencionais podem causar acidentes devastadores na forma de explosões. Nossas mangueiras para alimentos do tipo "EL" são ideais para minimizar os perigos de explosões de pó, por exemplo, em moinhos de grãos.
Escrevemos um white paper sobre o assunto de explosões de poeira.
###EMAIL4LINK_TEXT###
###EMAIL4LINK_HREF###